terça-feira, 14 de dezembro de 2010


LEÃO DE NEMÉIA
 O Extermínio do Leão do Terror


Havia uma região na Grécia chamada Neméia, na Argólida. Os camponeses desse local andavam aflitos: um leão gigantesco estava devastando a região, derrotando os rebanhos dos homens (“greis dos homens”, para Hesíodo). O maior descalabro. O LEÃO DE NEMÉIA era duas vezes maior que um leão adulto. Tinha um rugido ensurdecedor, capaz de ser ouvido a quilômetros de distância. E pior: sua pele era blindada. Resistente a qualquer arma cortante ou que perfura. Nada atravessava o couro do bicho: nem lança, nem faca, nem flecha. Quem ousasse atingi-lo, era devorado em segundos.

O LEÃO DE NEMÉIA herdou o gigantismo dos pais biológicos: EQUIDNA e TIFÃO. Mas, indubitavelmente, herdou a ferocidade da mãe adotiva: a maligna Hera. Foi ela quem o criou. E instigou, exortou os seus instintos. (Hera sempre envolvida em cenários terroristas da mitologia grega...). Mais uma vez o herói convocado para exterminar esse grandioso felino é HÉRCULES. Foi seu primeiro trabalho.

Ao chegar na planície de Neméia Hércules observa o bicho e percebe que sua caverna tem duas extremidades: uma entrada e uma saída. Héracles dispara uma flecha e dá um tiro certeiro no meio dos olhos: o leão cai e levanta em seguida. Couro blindado, lembra? O herói então pensa numa outra estratégia: rola uma pedra e fecha uma das extremidades da caverna. Logo depois parte para cima do leão. Empurra-o para dentro da caverna e o estrangula na sequencia, com a mesma facilidade que esmagou as serpentes quando era criança.

No Brasil o LEÃO DE NEMÉIA deu cria e andou assolando o Rio de Janeiro. É a escória do tráfico. A planície aqui é um morro chamado Complexo do Alemão, entre outros. Nossos únicos heróis são os rapazes do BOPE. Eles são éticos e fortes. Verdade! Assiste o Tropa II. Eles já exterminaram boa parte dos leões. Mas ainda há um saldo. Vamos aplaudir nossos heróis e pedi-los para não encerrar os trabalhos até cortar o mau pela raiz. Isso urge.


2 comentários:

  1. Pois é... Estamos mesmo precisando de vários "Hércules" para dar fim aos Leões de Neméia que assolam nossa realidade. Aliás, já não era sem tempo que as nossas Forças Armadas se unissem para dar fim a esta guerra civil brasileira.

    Parabéns pelo blog. Adoro mitologia grega e sua escrita maravilhosa. Gosto também desta perspectiva que você faz (assim como o professor Moreno) de atualizar os mitos para a nossa realidade. Isto transporta as histórias mitológicas para o presente e, esperamos todos, que os mitos sobrevivam. Sempre é possível tirar alguma lição dos gregos e seus mitos.

    ResponderExcluir
  2. adoro mitologia, vou passar varias horas aqui no seu blog

    estou te seguindo e se topar fazer parceria, add meu link aqui q vou add o seu no meu blog

    http://blogdesconversando.blogspot.com

    :D

    ResponderExcluir