quarta-feira, 24 de novembro de 2010

CÉRBERO
O PIT BULL DOS INFERNOS
   

 

Haja caninos nessas bocas... Haja boca, haja cabeça. Ele é todo TRI. Ele é CÉRBERO, o cachorro de três cabeças, com um jeito meio pit bull de ser, guardador da entrada do inferno. O inferno é chamado de HADES na mitologia grega.
    
Este rapazinho é um poço de ironia. Em Harry Potter ele é o Fofo. Fofo só quando ele está de boca fechada recebendo as almas que entram no HADES. Tente sair: ele escancara as bocarras e rosna, e urra feito um leão enraivado. Para filosofar CÉRBERO eu trago o ilustre, o célebre, o preclaro, Augusto dos Anjos que escreveu em seu poema "Versos Íntimos" que, “a mão que afaga, é a mesma que apedreja”. CÉRBERO é isso. Ele afaga quem entra no inferno, mas apedreja, esfola, dilacera quem pensa em sair. Sabe apedrejar que é uma beleza. Ele é canibal. Então apedrejar também é saborear carne humana.
  
Dante Alighieri Chama CÉRBERO de “a mais vil das bestas”, na Divina Comédia. Há controvérsias. São tantas bestas que eu já nem sei qual delas é a mais vil. Opa. Lembrei da besta-fera do momento. Bruno. Era capitão do Mengão. Oh ironia. Bruno copiou o mito e o colou, deformado, na realidade do século XXI. Veja. CÉRBERO recebia somente almas sepultadas que ingressavam no inferno. Bruno, por sua vez, nem sequer permitiu o sepulto do corpo de Elisa e as honras de seus familiares. Deu ordens que o esquartejasse e entregasse, antecipadamente, os pedaços à CÉRBEROS famintos. O Hades é aqui. O que sobrou de ossos, ele mandou enterrar e finalizar com concreto. Arquivo X. Despiste. Um ritual deveras estarrecedor.
   
Que brutalidade, que selvageria desmesurada. Precisamos ensinar as nossas crianças a domarem os seus instintos. Isso é parte do processo da educação. Não somos bichos, somos humanos. Raciocinamos. Vamos cultivar a doçura. Ainda bem que Renato Russo cantou “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã”. É preciso mesmo, gente. É isso que vale a pena, é isso que traz paz e felicidade. Agressividade, violência insana, instinto selvagem, é coisa pra cachorro que toma conta de inferno sozinho. Bruno agora está sozinho. Na cadeia, lógico.









10 comentários:

  1. Bacana sua intenção de divulgar a mitologia grega. Hollywood ainda deve um bom filme sobre o tema. Cada personagem da mitologia renderia por si só várias trilogias.
    Bom tê-la como leitora.
    beijos
    Mestre Patavinas

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post, amei!
    @gifrotert_25

    ResponderExcluir
  3. *-* Gostei bastante do jeito do blog

    Seguindo o/

    Gostaria que vc visitasse o meu, dizer o que acha, sugestões, críticas, ele tem uma temática bem parecida com a sua ^^

    Parabéns pelos textos mais uma vez

    www.blog-do-hermes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. muito interessante seu blog...
    vç é uma escritora ?
    muito legal ....
    vç tem basatante talento menina ...*_*
    espero que tenha gostado do meu bjão
    vlw

    ResponderExcluir
  5. Anônimo, é verdade. Hollywood pode ainda criar magníficas produções mitológicas para nos deliarmos. Mitologia é para fascinar, sonhar...

    Carol, já conferi o DESTINO DO AMOR e #indico. Pessoal, visitem, vale a pena.

    Vitor, visitei o seu blog e comentei duas vezes. Amei. Sábio como Hermes. Um grande beijo pra vc.

    Oi Caroline, obrigada. Eu gostei do seu blog sim, um pouquinho inusitado para a mulherada. A gente vê mais essa grande paixão por futebol, partindo mais dos caras. Incrível. Compartilhamos de grandes paixões e sabemos bem o q isso significa! Vc precisa assistir o filme O SEGREDO DOS SEUS OLHOS... Veja aqui o q falei dele: http://www.cineinsite.com.br/filme/filme-comentarios.php?id_filme=35739

    Um beijão pra vcs.

    ResponderExcluir
  6. Alê, seu blog é lindo, já estou seguindo! e deixei comentário!! um beijo pra vc e obrigada pela visita e por seguir o Império.

    ResponderExcluir
  7. Sarinhah! Post incrivel esse, como sempre! bjs

    ResponderExcluir
  8. Admiro quem tem o dom de compartilhar com todos os sonhos através das obras impressas. Beijo.

    ResponderExcluir
  9. Oooi, tudo bem?
    Você me mandou seu blog no twitter
    e eu tinha comentado como eu gostei dele por lá mesmo
    Agora estou comentando por aqui, adorei demais, a Mitologia Grega e Romana sempre me fascinaram!
    E eu procuro a maior quantidade possível de tudo o que possa estar relacionado com elas...Eu adoro História, então, esta explicado o porquê.
    Seu blog é muito interessante e eu estou te seguindo para acompanhar tudo o que você postar ok'
    beijos e PARABÉNS'

    ResponderExcluir