terça-feira, 24 de agosto de 2010

Terra - Caetano Veloso

GAIA

Do caos para o Ser



GAIA. Soberana Gaia. É a TERRA. A mãe de todos os seres que nasce logo após o Caos. É a passagem do Caos em direção ao ser. Gaia tem o mesmo poder que ele: o de fecundar-se. Ela sozinha, portanto, gera URANO (o céu), PONTO (o mar) e as MONTANHAS (moradas nas ninfas). Nesse momento, o masculino e o feminino encontram-se e estabelecem-se. Reinarão juntos, a partir de então.

Já viu que na mitologia não tinha nada de machismo. Direitos iguais. A energia de GAIA impõe-se da mesma maneira que a do seu antecessor. O grande diferencial é que ela passa a dar sentido ao Caos. Ou seja: o que antes era apenas a escuridão, somente uma matéria aglomerada disforme, ganha agora novos contornos – nascem a abóbada celeste, a vastidão das águas e a grandeza das montanhas.

E assim o CAOS reinventa-se. Poético não? Bem de acordo com a Gaia da figura, com flores por todos os lados. Gosto da idéia dessa mãe que faz a diferença na vida do parceiro. E não exatamente pela sua cria, mas por embelezar o seu universo.


“Mando um abraço pra ti, pequenina, como se eu fosse o saudoso poeta, e fosses a Paraíba...” (Caetano Veloso, TERRA).

6 comentários:

  1. Parabéns Sarah! Adorei o post, Gaia nossa mãe Terra merece.

    ResponderExcluir
  2. "À medida que a claridade se ia, lacunas azuis da cor do mar apareciam, como um oceano de cabeça para baixo, frio e infinito. Num verão qualquer, um pôr do sol como esse teria sido lindo. Mas nada era lindo desde que Peris havia se tornado perfeito. Perder seu melhor amigo é uma droga, mesmo que apenas por três meses e dois dias.Tally Youngblood esperava pela noite. Ela podia ver Nova Perfeição da janela." (trecho do primeiro capítulo do livro "Feios")

    Oi Sarah, tudo bem? Publiquei hoje a resenha de Feios, se quiser, dá uma passadinha lá no Amor por Livros para ler!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  3. Gostei de teu blog, gosto de mitologia, mas nbão sei muito a respeito.Esse post me fez conhecer um pouco mais.

    ResponderExcluir
  4. NOSSA, amo essa música :)

    ResponderExcluir
  5. Pri, que bom q vc gostou! pouco se fala de Gaia né? temos que cuidar do nosso planeta, isso é crucial. Quem nos ensina isso, muito bem, é Ártemis.

    Débora, passo no seu site depois sim!

    Bruna!! poxa, mitologia é muito bom, costumo dizer que é lição de vida. Tenho certeza que, quanto mais vc se aprofundar, mais se encantará.
    Um bjão.

    Laura, então empatou!! Amo essa música tbém. Caetano é demais... admiro muito ele. Como ele sabe se expressar, um gênio.

    Beijo pra todas vocês.
    Sarah Micucci

    ResponderExcluir
  6. *O* Que poético e arrepiante ao mesmo tempo.
    Pensar que algo gigantesco,muito maior que vocÊ gera tudo que conhece é assusutador e lindo ao mesmo tempo.

    :D O blog tá hiper legal Sarah ,parabéns!

    ResponderExcluir