sexta-feira, 20 de agosto de 2010

CAOS
A primeira divindade e a origem de tudo

Foi assim mesmo o começo do mundo: o CAOS. O vazio. A desordem. Não se enxergava nada. Não dava para saber onde ficava o céu, a terra, o mar (os três domínios). Tudo misturado. Que deus perdido esse Caos... Formalmente chamamos de o ‘estado primordial do mundo’. Então Caos é o deus carro-chefe da formação do universo.

Os poetas (queridos!) diziam na época que essa divindade, o Caos, era “uma matéria existente desde toda a eternidade, sob uma forma vaga, indefinível e indescritível” (P.Commelin). Bem, assim não temos muito o que dizer do deus Caos. Não tem forma, nem cheiro e nem sabor?

Digamos então que ele era bastante rudimentar. Epa! Tem um detalhe que faz toda a diferença. Ele, sozinho, tinha o poder de fecundar! Bem atual esse detalhe. E Caos então, sozinho, gerou a NOITE e o ÉREBO. Nem do amor ele precisou... Ele era pura energia.



11 comentários:

  1. Sarah, muito interessante o seu blog! Vou segui-lo!
    Respondi o seu comentário lá no meu blog também! Dá uma olhadinha!
    Seu livro já está registrado no Skoob?! Vou procura-lo la! Beijoos
    :D

    ResponderExcluir
  2. *--*
    A Sarah deixa um suspense no ar...:D
    Ela sabe como enfeitiçar os leitores com as palavras!'

    Caos...

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Luiza!
    Já dei a olhadinha e respondi por lá mesmo. E sim, meu livro tá no Skoob, olha:
    http://www.skoob.com.br/livro/119773
    Mas para comprá-lo é preciso acessar este endereço:
    http://migre.me/124Cv
    Um bjo pra vc. Seu blog vai fazer sucesso, tenho certeza. Volta sempre aqui viu?
    Sarah Micucci

    ResponderExcluir
  4. Oi Kamilly,
    Uma graça o seu blog, já estou seguindo! Realmente é bem feminino, gostei. Veja o comentário que deixei por lá!
    Tentei participar da promoção mas engasguei no link da divulgação. Bem, melhor te escrever... Vou te mandar um e-mail agora.
    Beijão pra vc!

    ResponderExcluir
  5. " Nem do amor ele precisou... Ele era pura energia." Gostei MUITO, acho que nos seremos assim um dia, não vamos precisar do outro, e assim descobriremos uma forma bem mais pura de amor, sem trocas!
    Abração e LUZ!
    Cristian Costa.
    www.cristiancosta.com

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante o post, um breve resumo, mas são poucas as pessoas que citam e procuram a respeito de Caos. O que mais me dói é essa imagem de "desordem" pois Caos gerava seus filhos apartir de pedaços seus de energia, não havia a troca de "genes" como ocorria em Ero, assim não se misturava energias de dois ou mais deuses, no fim das contas, Caos é a verdadeira Ordem universal, ondem um Uno gera um outro Uno, sem colocar de fronte energias distintas, assim como é na nossa raça humana...

    ResponderExcluir
  7. Oi Cris!
    Pois é, a mitologia grega é tão antiga e muitas vezs tão atual... Podemos trazer várias coisas para o mundo de hoje, por isso digo que é lição de vida. Eu acho que o q vc comentou JÁ está acontecendo. Eu mesma sou um exemplo disso: minha filha é só minha, sou pai e mãe!

    Nippo!
    Você comentou sobre a mesma coisa. É fantástica essa indepedência né? Não precisamos depender do outro, e da troca, para sermos felizes.

    Um beijão pra vocês.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelo seu post no meu blog... estarei voltando aqui novamente. abraços

    ResponderExcluir
  9. Hola navegando en el mundo de los Blog del cual formo parte... encontre el tuyo .. de verdad lo encontre muy lindo pues tienes muy lindos escritos...llenos de un toque muy personal que hacen lindos leerlos....

    Saludos
    abrazos

    linda semana

    Permiso para seguir tu Blog....
    y desde ya te invito a vistarme en mi Cielo.... espero me des la dicha de contar con tu visita...

    http://poesia-del-cielo.blogspot.com/

    Gracias.

    ResponderExcluir
  10. Walcarraz (poeta del Cielo),
    Gracias por tus palabras, muy gentil.
    Ya he visitado tu blog: a mí me gustó muchísimo. Tan lindas palabras para tu amor Marta. Una mujer de mucha suerte. !Eres muy especial!
    Dejé un comentario allá en portugués.
    Un beso grande e mucha suerte y felicitad para ti. Y vuelva siempre, es un placer tenerte acá.
    Sarah Micucci

    ResponderExcluir
  11. Essa idéia do Caos me lembra muito do Deus descrito por Spinoza, aonde o Ente(Deus), e a substancia primordial, e tudo esta dentro dessa substancia, dessa forma, todas as qualidades, e nós conhecemos dentre algumas o tempo e o espaço, e mesmo assim de forma limitada, e dentro dessa substancia tudo seria Caos, se não houvesse a vontade do Ente, então toda a natureza é a Vontade do Ente, e a Vontade uma das qualidades dessa Ser que compreende todas as coisas infinitamente.

    ResponderExcluir