quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Série 12 TITÃS

HIPÉRION & TÉIA
    
Para mim, esse é o casal poético dos TITÃS: HIPÉRION e TÉIA. A foto acima representa seus filhos: HÉLIOS (o Sol), SELENE (a Lua) e EOS (Aurora, o amanhecer). Seguiram a mesma regra de Oceano e Tétis, ou seja, HIPÉRION e TÉIA, irmão titã e irmã titânida que se casam.
  
Existe uma ilha grega, a Ilha de Rodes, consagrada a HÉLIOS. P. Commelin conta que HÉLIOS “amou ardentemente” a ninfa RODES, filha de Poseidon, que deu o nome à ilha. Esta ilha possuía apenas uma entrada, na qual foi construída uma estátua gigantesca de um deus. Esse deus é HÉLIOS. Nessa entrada, havia duas colunas, uma de cada lado. A estátua descansou cada pé em cada uma das colunas, de maneira que todo barco que entrasse na ilha, passasse por baixo do corpo do deus do sol. Essa estátua foi uma das sete maravilhas do mundo: O COLOSSO DE RODES. Muito poético.

Lendo a Folha.com na semana passada, deparei-me com esculturas belíssimas num imenso jardim de uma certa mansão de 4 mil m2, no Morumbi. A casa foi abandonada por seu dono inadimplente: EDEMAR CID FERREIRA. Mas as belíssimas esculturas e as magníficas telas (de famosos do quilate de Portinari, Brecheret e Di Cavalcanti) continuam lá. Aprisionadas. Esperam novos olhos que as contemplem. Pura poesia... PURA POESIA?? A mansão vale 143 milhões e o aluguel a bagatela de 20 mil mensais. O banqueiro criminoso, e lavador de dinheiro, Edemar, ficou dois anos sem pagá-lo. Sabe quantas casas cabem dentro dessa jactância desmesurada de 4 mil m2?  82 apartamentos do projeto Minha Casa, Minha Vida.

Voltemos a HIPÉRION, TÉIA e seus filhos HÉLIOS (o Sol), SELENE (a Lua) e EOS (o amanhecer). Essa é a verdadeira poesia. E o espetáculo da foto acima é de graça. É limpo. E é para todos.








5 comentários:

  1. Quando eu tiver uma graninha sobrando, vou ver se compro uma casa dessas. E depois que a comprar mandarei construir uma estátua como o Colosso de Rodes. Já pensou? Que requinte!

    ResponderExcluir
  2. Meu Zeus, Sarinhah!

    Hélios & Hipérion, meu deus e titã favoritos! São os dois representantes do sol que fazem do verão essa estação tão boa e quente!!
    No livro "O Ultimo Olimpiano" da Saga Percy jackson, o percy descreve Hipérion como um grande homem usando uma armadura dourada belissima, emanando um brilho tão intenso e quente, que só de estar perto de Hipérion já era possivel sofrer queimaduras...

    ResponderExcluir
  3. Bressane, qdo vc comprar uma casinha dessa, não esquece de convidar os amigos pra um churras, hein?! vou levar a família toda! rs

    Mi, esse post foi pra vc. Acho q não preciso dizer mais nada né? Um beijo pra vc.

    ResponderExcluir
  4. Sarah continua arrasando, quê isso, quanto talento...
    Sobre a mansão... Sem comentários... Gente que só pensa no próprio umbigo fica na mão. Viu o que aconteceu com o amiguinho Luke no Percy Jackson?

    Vou ficar esperando ANSIOSAMENTE o post sobre o querido Prometeu, eu gosto dele

    ResponderExcluir
  5. Oi Hiago! olha, sua opinião não vale, porque vc é o HERÓI DO IMPÉRIO. rsrs
    Bom te ver de volta aqui no Império, meu herói. Um beijão pra você!

    ResponderExcluir