sábado, 19 de fevereiro de 2011

Série 12 TITÃS

COIOS & FEBE
   
  
FEBE geralmente é retratada dessa maneira: flutuando no céu, com os seios à vista e segurando um cântaro de prata. Ela casou-se com seu irmão COIOS. Aliás, este é o último casal de irmãos titãs que se casam. Adoro a prole desse casal COIOS e FEBE. Os titãs são da turma dos deuses primordiais, e, sempre fazem o estilo brutamontes. Entretanto, a doçura impera na filha de COIOS e FEBE: a amável LETO. Hesíodo diz que LETO é “a mais suave no Olimpo”. A “sempre doce LETO. Boa aos homens e aos deuses imortais”. E sabe de quem LETO é mãe? Dos olimpianos ÁRTEMIS e APOLO. Ah... sem comentários.
  
LETO, filha de COIOS e FEBE, tem apenas uma irmã: ASTÉRIA. Esta teve uma filha única, a famosa HÉCATE. HÉCATE, chama a atenção na mitologia pelo mistério. Mas também chama a atenção por ser uma deusa forte. E quem a invoca, e lhe oferece sacrifícios, é brindado com opulência e proteção. Mas somente se seu ânimo permitir. Em outras palavras, ela escolhe os devotos a quem irá ajudar. É de lua. Quer dizer, na verdade ela tem influência sobre o céu, a terra e o mar. É a deusa das três faces. E tudo isso com o aval de ZEUS. Ele a concedeu “esplêndidos dons”. E ainda lhe deu status de olimpiana! Há quem afirme que ela é bruxa. Olha, se Rita Lee fosse cantar É Cor de Rosa-choque para HÉCATE, diria “as três faces de Eva...”. Mas a cor aqui é negra.
  
Será que houve uma interferência da doçura de LETO na queda de Mubarak? Aquele ditador lá das bandas do Egito? Quando as forças armadas atenderam ao pedido de milhares de pessoas que foram às ruas lutar pela saída desse déspota, Hosni Mubarak, que estava no poder há trinta anos, podem ter sido influenciadas por LETO... Por outro lado, pode ter sido o mistério de HÉCATE que interferiu quando o vice Omar Suleiman assumiu. Até que ele é um homem correto. Mas pode haver surpresas. Ele é bastante violento. Simpatizante e partidário das táticas terroristas. Coitados dos egípcios. Desejo que LETO os proteja. A filha amável de COIOS e FEBE.
  
 (HÉCATE, William Blake, Tate Gallery. Londres)


  

7 comentários:

  1. Adorei Febe, principalmente pelo topless. Adoro topless! Veja você, eu não sabia que no início dos tempos as mulheres já eram adeptas dessa prática que muito encanta aos meros mortais masculinos. Por isso somos subjugados pelos deuses, ou melhor, pelas deusas, que ainda vagam por praias e ruas desse nosso mundo.
    A única coisa que eu não gosto muito é que o padrão de beleza da antiguidade, onde foram retratados os deuses em pinturas imortais,tenha se baseado na fertilidade, quando, ter uma barriguinha saliente era sinal de beleza, símbolo da fertilidade e despertava paixões. Hoje, porém, muitas coisas mudaram. Será que as lindas deusas e ninfas fariam o sucesso que fizeram?

    ResponderExcluir
  2. Ei Sarah,

    Muito interessante o post, não sabia nada sobre Febe.

    hahaha ri muito do seu comentário, este tipo que nunca compra nada e fila tudo existe em todos os escritórios xD

    bjoo

    ResponderExcluir
  3. Desconhecia a historia de Febe, sabia de sua "existencia" mas não cheguei a pesquisar sobre... adorei!
    Ótimo post

    Beijocas

    Tebh

    ResponderExcluir
  4. Bressane, verdade, vira e mexe a gente se bate com uma deusa ou um deus por aí... Nas praias tem um monte mesmo, assim como em outros lugares inesperados. Qto à barriguinha, eu também gostei de termos evoluído! mas não por causa da celebração das barrigas-tanquinho, mas sim porque hoje a mulher pode ser aplaudida pelo que ela é, não somente por ser mãe!!
    Excelente seu comentário. Um beijão!!!

    Nanda e Tebh, realmente a gente quase nunca encontra nada de literatura sobre os TITÃS. A ênfase geralmente é nos olimpianos e/ou nos outros deuses, semi-deuses ou heróis que se seguiram depois da temporada do Olimpo. De titãs, vemos mais algo sobre Polifemo, etc. O timão dos 12 + 6 é raro aparecer mesmo. E veja Febe com sua descedência incrível...
    Muito obrigada pela visita de vocês. Um beijão.

    ResponderExcluir
  5. adorei saber mais sobre meu nome Febe

    ResponderExcluir