domingo, 23 de janeiro de 2011

Série 12 TITÃS

  OCEANO e TÉTIS

  
Ele é OCEANO, o senhor das águas, a divindade primordial do mar. É preciso reverenciar esse titã OCEANO, ele é o pai de “crias magníficas”, segundo Hesíodo. Estamos falando das oceânides, ou simplesmente, NINFAS. Isso mesmo marmanjos, OCEANO é o pai das NINFAS... Aquelas fadinhas nuas e sem asas que navegam na imaginação dos homens e no colo dos sátiros (vejam abaixo). Elas fazem um sucesso miserável entre os sátiros. Qual será o segredo desses sátiros esquisitos? WikiLeaks por favor. 

OCEANO casou-se com sua irmã, a “soberana” TÉTIS (Hesíodo). Sim, na mitologia grega irmão casa com irmã, porque ela foi baseada no comportamento dos animais. TÉTIS portanto, é sua esposa e é, também, a parideira da mitologia. Eu achei que fosse NYX, mas TÉTIS superou. São três mil ninfas marítmas oceânides e todos os rios do mundo. Essa titânide passou a vida toda só fazendo, e criando, filho. Praticamente uma heroína da fecundidade e das águas.

Guilherme Arantes cantou, lindamente: Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvens de algodão.. As últimas nuvens de janeiro não foram de algodão - foram de desespero. Portanto, eu faço uma prece a OCEANO, o TITÃ Senhor das Águas: não carregue tanto as nuvens. Deixe cair menos água das chuvas. Não queremos mais tragédias como a da Região Serrana do nosso mais belo Rio, o de Janeiro. E faço um apelo ao resto do mundo: não polua nossos rios, os rios filhos de OCEANO e TÉTIS. Respeite a natureza. Não foi apenas a força e quantidade de água que mataram nossos irmãos fluminenses: foi também a sujeira. O lamaçal, que se juntou à força das águas, levando tudo pela frente. Sim, a natureza pede respeito pelo seu espaço. Não polua e nem construa onde não deve. Gaia não vai te perdoar... Nem seus filhos TITÃS. “Terra, Planeta Água”.
  
 Ninfas e Sátiro (William-Adolphe Bouguereau)


17 comentários:

  1. Que post lindo, mas onde estão minhas NINFAS? *-*

    ResponderExcluir
  2. Adorei o Oceano. E ainda bem que eu não me casei com Tetis, seria lamentável.
    Será que dá para conhecer uma das "Ninfas", se bem que pela idade que têm, de ninfa já não devem ter muita coisa, devem ser "ninfelhas" a mistura ninfas com velhas. Se bem que se torna contraditório, afinal, foi o Vladimir Nabokov quem perpetuou, na literatura, o nome das ninfas, criando a sua famosa "ninfeta", Lolita.
    Mas, por via das dúvidas, se alguém vir a conhecê-las, diga-lhes que me procurem!

    ResponderExcluir
  3. Sarinhah,

    Adorei esse post, afinal A-M-O os Titãs! Esse é o primeiro de muitos que virão, né? kkkkkkkkkkkkkk
    Adoro a Tetis tbm! Tem que ter muita energia pra poder ter tudo aquilo de filhos em... Meu Deus, ou melhor, meu ZEUS!

    ResponderExcluir
  4. Querida Sarah,

    Parabéns pelo excelente blog. Também sou um aficcionado pela mitologia grega e toda magia que a envolve. Muito obrigado por comparecer no nosso Emaranhado Rufiniano. Gostaria também de te sugerir os blogs

    http://po-de-poesia.blogspot.com

    http://gambiarraprofana.blogspot.com

    http://fcpataxo.blogspot.com

    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  5. Se quiser seguir o Emaranahdo Rufiniano os seguidores está bem lá embaixo a direita do blog.

    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  6. Ops Emaranhado Rufiniano. Desculpe o erro!!!

    ResponderExcluir
  7. Clap, Clap, Clap!!! Muito bom o post!! Muito mesmo

    ResponderExcluir
  8. Olá! Estou seguindo você também! Adoro a sua ideia de falar dos deuses, acho lindo isso tudo! Adoro história, coisas épicas, passarei por aqui sempre!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  9. Oiiiii, olha se o Atanvaron ler esse post, ele diria q vc está no caminho certo para se tornar uma bela Ranger de Ehlonna hehehe Tô adorando seu blog. Bjooooooooooooo =D

    ResponderExcluir
  10. Muito bom seu blog, gosto muito de mitologia grega,parabéns.Beijos

    http://ventosnaprimavera.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Estou aqui pra dar uma notícia muito importante!

    Estou no meu último ano da faculdade e levar um blog sozinha (Paixão por Livros) ia ser complicado, então entrei na equipe do blog "Por Trás das Letras", pois não quero ficar longe do mundo dos livros!

    O PTDL é um blog sério e com ótimas expectativas!!! Adorei conhecer as meninas que já participavam dele e estou super confiante, considerando o nosso projeto promissor!

    Gostaria de pedir a compreensão e apoio de todos que vem acompanhando meu blog e se possível, que passem a me acompanhar por lá!

    Estarei postando toda terça-feira e nos outros dias da semana as outras meninas postarão. Teremos resenha, dicas, tecnologia, novidades, lançamentos, curiosidades, tudo a respeito da nossa maior paixão: Livros!

    Quero deixar claro que não estou abandonando tudo que construi aqui, estou simplesmente transferindo tudo para o meu novo blog e vou ficar muito feliz se vocês puderem me acompanhar! :)

    Graaande beijo e até mais....

    Encontro vocês no http://portrasdasletras.net/

    ResponderExcluir
  12. eei , ei , andei vendo algumas postagens do teu blog , e te parabenizo, por estas exelentes postagens , estou te seguindo ;*

    ResponderExcluir
  13. Olá Sarah,
    quero te avisar que a promo no blog Tudo para o escritor já está valendo e a capa pode ser sua!
    Participe!
    www.tudoparaoescritor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Que liiiiindoooo! *_*
    ameeeeeei
    Ps.Tétis passou a vida criando filhos [2]

    ResponderExcluir
  15. Acho bem legal conhecer mais sobre essas coisas :D

    ResponderExcluir
  16. Adorei o post linda! *-*
    Mas lá no início lembre-se que Oceano não era a divindade primordial do oceano e sim Pontus =D. Mas o resto tá tudo lindo xD

    ResponderExcluir
  17. Oi Anônimo (a)! qdo disse que Ocenano é a divindade primordial, me referi ao titã primordial. Oceano na verdade personaliza todos os oceanos e rios. Poseidon, que vem depois, e já é considerado olimpiano, aparece como o deus do mar, focando mais o mar mediterrâneo (visão de alguns autores).
    Mas sem dúvida que PONTUS seja o primeiro de todos, eu o chamo de "produção independente" de Gaia. Ela o teve sem a presença de Eros, ou seja, sem a interferência do amor. Ele representa o início da linhagem do mar.
    Oceano é titã.
    Valeu. Um beijão pra vc, adorei a sua visita e seu esclarecimento!

    ResponderExcluir