sábado, 25 de setembro de 2010


A PODEROSA NIX – DEUSA da NOITE



Voltemos ao começo do mundo, sob a égide da mitologia grega. O mundo começa com o CAOS. E ele gerou NIX e ÉREBO. Então a NIX é a primeira mocinha da mitologia, depois de GAIA. Eu acho a noite linda. Inspiradora. Poética. A negritude a deixa ainda mais bela. Olha a foto. Sensualidade pura. A NOITE é a deusa das Trevas. Muito apreciada pelos gatos, e por mim.

NIX é poderosa. Ela desfila, ou flutua... envolta num lindo véu negro e estrelado, e usa uma coroa de papoulas (A sua flor. De Morfeu também). Por fim, usa um lindo brinco de prata, em forma de lua minguante. Mas o seu poder, vai muito além de sua beleza. Ela faz homens e deuses tremerem na base. Até ZEUS, o comandante do universo, a respeita e teme. Aliás, o universo é igual à coca-cola. Tem um segredo valiosíssimo que ninguém sabe. Nix sabe. A noite conhece o segredo da imortalidade. Em outras palavras, pode transformar qualquer deusinho num re-les-mor-tal! Aliás, dizem que ela fez isso com Cronos, quando Zeus o destronou. Homero a chama de “domadora de deuses e homens”.

Parece que a noite se divertia em brincar de reproduzir-se. É exatamente o que você pensou: assim como seu pai Caos, ela fecundava sem a ajuda de ninguém. Olha, eu nunca vi tanta mulher poderosa como na mitologia. Mas nada que se assemelhe a uma Rousseff. A deusa grega é um tipo que tem luz própria. É capaz de decidir sozinha. É dona do seu destino. Nix é quase a Madona do universo, mas ali, quem dança é As Horas. Ou as Musas.

Finalizando, Nix teve uma cambada de filhotes. Vou mencionar apenas alguns famosos, da sua produção independente: Tânatos (a Morte), Hipnos (o sono), Éris (a Discórdia), Geras (a Velhice), Caronte (o barqueiro sinistro do mundo dos mortos), a Miséria, as HESPÉRIDES e as terríveis MOIRAS. Percebeu que é tudo de cunho dolorido? É como se ela quisesse mostrar ao mundo do que ela é capaz. Não mexa com ela, viu?


Filhotas de Nix - HESPÉRIDES e MOIRAS


Acho essas filhas de Nix, fantásticas! As HESPÉRIDES eram deusas primaveris. Eram elas quem vigiava as maçãs de ouro, ou os pomos de ouro do Jardim das Hespérides (junto com alguns monstros). O jardim mais lindo da antiguidade.O jardim é famoso porque faz parte de um dos trabalhos de Héracles (Hércules). Mega desafio entrar lá. Já os pomos, são famosos por gerarem a expressão “pomo da discórdia”. Porque foi exatamente Éris (a Discórdia) quem provocou Hera, Atena e Afrodite jogando um pomo desses, com a expressão: para a mais bela. Essa briga pra decidir a mais linda das três, foi um trelelê que você nem imagina. Acabou dando na Guerra de Tróia, acredita? Essas filhas de Nix... 


As MOIRAS eram decisivas para todos nós. P.Commelin (um de meus prediletos) chama estas senhoras de “infatigáveis fiandeiras”. E sabe que fio é esse que elas não cansavam de tecer? O fio da vida! Elas obedeciam a ordens do deus Destino. E moravam num palácio onde estavam gravados, em ferro e bronze, os destinos dos deuses e dos homens. Nada poderia apagar. As três irmãs, portanto, fabricavam, teciam, e cortavam o fio da vida dos indivíduos. Seus nomes eram Cloto, Láquesis e Átropos.   


10 comentários:

  1. Nossa! Parabens pelo trabalho!! Que livro! Que blog! rs I N C R Í V E L !!

    ResponderExcluir
  2. Oi Sarah,
    Maravilhoso seu blog, muito enriquecedor...
    História sempre foi minha matéria predileta na escola e a mitologia grega é fascinante!!!!!
    Em jardins de estilo grego costuma se usar estátuas dos deuses...
    Um abraço e ótima semana...
    Márcia

    ResponderExcluir
  3. Wow!
    Nix é a mãe de Caronte e das 'Três Parcas?'
    Incrível.
    Esses deuses independentes arrasam!
    parece que a inspiradora Noite,amedronta até os mais poderosos!
    :D
    O Blog é incrivel Sarah,muito legal,divertido e educativo!

    ResponderExcluir
  4. Sarah,

    Muito legal seu blog! Acabei de encontrá-lo, mas pode ter certeza q lerei todos os posts!

    Se quiser dar uma passada no meu: http://deanrol.blogspot.com

    Bjs!

    Leandro.

    ResponderExcluir
  5. Sarah, maravilhoso o blog! Sou formado em história antiga e tenho como material de pesquisas, o mito, dá uma conferida em um de meus textos http://cpantiguidade.wordpress.com/2010/09/22/o-deus-da-guerra-no-mundo-em-que-a-guerra-era-um-elemento-cotidiano/

    ResponderExcluir
  6. Olá, venho retribuir a visita, obrigada por seguir o FL, já estou te seguindo, parabéns pelo blog, abraço. :)

    ResponderExcluir
  7. Olá, se vc estiver interessada poderíamos fazer parceria com seu livro, adoro mitologia, é fascinante, parabéns achei muito interessante. :)

    Contato: dandaraday@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Realmente Nys é a dona de Seu próprio Destino , afinal ela é mãe dele rs rs rs

    Parabéns Sarah , o blog ta lindoooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  9. Obrigada Phox, volta sempre! participa do sorteio do livro, é super fácil ganhar:

    http://arelli-anjo.blogspot.com/2010/10/pelos-poderes-dos-deuses-olimpianos.html

    Beijão pra vc!

    ResponderExcluir