quarta-feira, 22 de setembro de 2010

EROS - O pestinha do Cupido


EROS: personificação do AMOR. Ele é o amor. É quem possibilita a união, a vida, a multiplicação, a fecundação: o SER. Temos enfim o último deus que fecha o quarteto do início do mundo, segundo Hesíodo. Se CAOS e TÁRTARO são o não-ser, porque Tártaro aprisiona e Caos separa (não forma um casal), EROS é do time de GAIA. O time do ser, da promoção dos casais que darão continuidade ao mundo.

Mas a versão mais bacana de EROS é a de Homero. Na Ilíada, quando as tropas de Menelau seguem para a guerra de Tróia, Homero fala-nos do Pestinha do Cupido (eu o chamo assim), aquele deus-menino que vivia disparando flechas, adoidado, nos deuses e mortais, gerando uma confusão danada. É o filho de Ares e Afrodite. Boa coisa não iria sair, correto?

A história de amor de EROS e PSIQUÊ é uma das mais lindas da mitologia grega. Psiquê, uma mortal lindíssima e fadada a sofrer - justamente porque era belíssima. E mais: era linda e  ninguém queria casar-se com ela, somente contemplá-la. Quanta ironia. Os rapazes tinham medo de tanta beleza. O pai, vendo que a filha não desencalhava, consulta o oráculo e segue seu conselho: prende Psiquê num rochedo para que um monstro, que irá desposá-la, vá lhe buscar. Que oráculo maluco.

Afrodite, que andava com inveja da beleza de Psiquê, porque os homens deixaram de adorá-la nos templos para correr atrás da outra bela, arma uma cilada: pede a EROS, seu filho, que vá até o rochedo e espere Psiquê com suas piores flechas: de ódio, desprezo, engano. E Eros foi. Ao vê-la de longe, EROS posiciona-se para flechá-la, quando de repente Psiquê vira o rosto. Eros a viu de longe e ficou embasbacado: que mortal mais linda... Ficou tão petrificado que uma das flechas escorregou e o feriu no peito. Pronto. O feitiço virou-se contra o filho da feiticeira. Eros, filho de Afrodite, fora flechado pelo amor.

Por causa do arranhão ele voou de volta ao Olimpo para recuperar-se em seu reino. De lá deu ordens ao vento Zéfiro para conduzir Psiquê até o seu palácio encantado. A mortal então encanta-se com a beleza do palácio e com o tratamento de rainha que começa a receber ali. Foi instruída a aguardar o seu marido à noite. Ao chegar, Eros entra no quarto escuro e dá a Psiquê a noite de amor mais sonhada por todos os mortais. Eros e Psiquê estão apaixonados. Eros e Psiquê começam a se amar profundamente. O deus, que não quer revelar-se como tal, avisa à amada que não pode revelar o seu rosto. E pede que ela apenas o ame. Em seguida deixa o quarto, antes do amanhecer.

Seguem-se os dias e Psiquê está feliz e realizada, tanto que sente vontade de contar sobre sua felicidade a seu pai e suas irmãs. Eros é contra, mas acaba aceitando. Aqui percebemos o quão invejosas as irmãs de Psiquê são: ao invés de vibrarem com a irmã, instiga-a a ver o rosto do marido. E assim ela procede. No seu regresso, depois de terem uma doce noite de amor, Eros adormece como de costume. Psiquê apanha uma lamparina e acende para ver o rosto do deus. Que rosto lindo... Psiquê fica tão inebriada com a beleza, que deixa uma gota de óleo ardente cair no ombro do marido. Ops. Eros acorda e vê que Psiquê traiu a sua confiança. Eros levanta-se, prepara as asas e parte. O amor está ferido. O amor não suporta a desconfiança.

O gentil Zéfiro aparece nesse momento e a leva de volta ao rochedo. Psiquê estava triste e sem saber o que fazer. Perambulou, perambulou e decidiu buscar o templo de Afrodite para se aconselhar. É lógico que a mãe de Eros estava irada com a mortal por ter ferido o seu filhote. Ela acaba aparecendo para Psiquê. Afrodite então pede a Psiquê que realize três trabalhos. A idéia aqui era fazê-la sofrer, porque Psiquê precisava aprender a arte de amar e saber que beleza não é suficiente para ter o seu amado. Dedicar-se com afinco ao outro, era preciso. Caso Psiquê sobrevivesse aos três desafios, teria seu querido de volta. Já viu que não ia ser nada fácil.

1º desafio: separar trinta tipos de cereais num só dia. Psiquê, depois de vinte e oito horas seguidas separando os grãos, caiu de sono, exaurida. Um grupo de formigas que viu o seu esforço, hora após hora, ajudou a separar os cereais e Psiquê concluiu a tarefa.

2º desafio: tosquiar lindíssimos carneiros de lã de ouro. Mas como? Os carneirinhos eram canibais. Psiquê ficou horas martirizando-se para encontrar uma maneira. Apolo viu a sua angústia e deu a dica: “quando eu fizer a carreira do sol, ao meio-dia, atravesse o rio e tose a lã dos carneiros. Somente neste horário eles estarão dóceis e não te devorarão. Cuidado com o horário: tem que ser ao meio-dia. Psiquê, atenta, conseguiu cumprir o segundo desafio!

3º desafio: ir no Hades buscar a caixa da beleza eterna de Perséfone. Afrodite se queixara que Psiquê desgastou sua beleza ao roubar sua audiência nos templos e ao ferir o seu filho. Mas, espera. Como descer viva no Hades? Somente os mortos entravam ali. Cérbero iria estraçalhá-la se tentasse sair de lá com a caixa da beleza. Psiquê angustiou-se mais uma vez e agora foi Hermes quem se condoeu. Somente ele e suas sandálias aladas, entravam e saiam do Hades ilesos. Hermes oferece sua ajuda. Dessa maneira então, Psiquê chega no palácio do Hades, conduzida pelo mensageiro de Zeus e recebe a caixa das mãos de Perséfone. Uma recomendação: não abri-la, pois somente os deuses podiam fazê-lo.

Psiquê inicia seu retorno do Hades e erra profundamente. Cansadíssima das três árduas tarefas, ela acha que sua beleza também se desgastou e decide recuperar um pouco, abrindo a caixinha. Só assim poderia ver Eros outra vez, linda como antes. Doce ilusão. Ao abrir a caixa, o sono Estige (sono dos mortos) escapa, e atinge a mortal. Ela sucumbe. Está morta. Ousou igualar-se às deusas: somente estas poderiam abrir a caixa e ter acesso à beleza eterna. Cultivar a beleza acima de tudo, não é o melhor caminho...

Zeus acompanhou todo o sofrimento de Psiquê e viu que era suficiente. Resgatou-a para o Olimpo e tornou-a imortal. Eros, que estava morto de saudade, recebeu-a carinhoso e apaixonado. Em seguida Zeus ordenou que fosse realizada no Olimpo uma belíssima cerimônia para celebrar o casamento de Eros e Psiquê. A sogra Afrodite, esqueceu a inveja de Psiquê e os abençoou.

7 comentários:

  1. Nossa este Blog esta cada dia mais legal...parabéns e continue assim!!!

    ResponderExcluir
  2. Apolo (Élvis) querido, que bom te ver aqui. O Império te recebe com os braços abertos. Imenso prazer!
    Um grande beijo e volta sempre.
    Sarah Micucci

    ResponderExcluir
  3. Nossa, como consegui ler um texto tão grande tão rapido??? É tão interessante que me prendi até o final XD
    Vc é realmente uma ótima escritora, sem sombra de duvida.
    E se me permite o descaramento absurdo, gostaria de aproveitar e fazer uma pequena propaganda do blog (que aproposito eu acabei de criar) para promover a ideia do meu livro (que também não foi a muito tempo que comecei XP). Também é um livro com tornos da mitologia grega (o que parece estar famoso ultimamente), mas meio orgulhosamente vou ter que dizer que vale a pena. Meu principal desejo de fazer isso daqui é que vc, Sarah, foi uma das fontes de força de vontade para começar algo que sempre quis. O Link: http://evilpandorabox.zip.net/
    Realmente espero que não seja apenas furada minha tentar isso, mas independentemente disso, tenho que agradecer por ter ganhado a força para começar isso, mesmo talvez não conseguindo chegar ao fim. Brigado pela atenção

    ResponderExcluir
  4. Gabriel, você sempre tão querido... Obrigada pelas doces palavras.
    Deixei um recado gigante no teu blog, ocupou o espaço de dois, rsrs.
    Um grande beijo pra vc, autor!
    Sarah Micucci

    ResponderExcluir
  5. Que linda história!
    Na maioria da histórias de amor acontecem tragédias,é bom ler uma que acaba 'em um final feliz':D
    Eu gostei dessa história também,porque mostra um lado generoso dos deuses.Apolo e Hermes,que ajudaram Psiquêeus que a tornou imortal.
    Muito,muito bonito esse conto,e o modo que você escreve ,Sarah.que também nos envolve na história.

    ResponderExcluir
  6. OWN, adorei a historia. Que peninha da Psiquê cara ><, mas o que importa é que deu tudo certo no final *O* Quero um Eros pra mim D:

    ResponderExcluir
  7. Um comentário breve... "O amor não suporta desconfiança..."! Fato.

    ResponderExcluir