sábado, 12 de março de 2011

Série 12 TITÃS

CRIOS
  
ZÉFIRO, um dos VENTOS (William Adolphe Bouguereau)


E bons ventos me trazem de volta! Essa frase acabou me despertando para uma pergunta inevitável: como nasceram os ventos na mitologia grega? Ventos presentes em narrativas inesquecíveis como a ODISSÉIA, ou a belíssima história de EROS e PSIQUÊ. E a resposta começa com CRIOS, o nono titã da série dos doze. CRIOS casou-se com EURÍBIA, que não é titânide, mas uma deusa da linhagem do mar. Aliás, Hesíodo confessa que EURÍBIA tem “ânimo de aço nas entranhas”, e esse detalhe talvez não seja por acaso. É preciso força para encarar, ou mesmo desposar, um titã. E desse casamento de CRIOS e EURÍBIA nasceram os seguintes filhos: ASTREU, PALAS e PERSES.

A descendência dos ventos surge de ASTREU, primeiro filho de CRIOS. Lembra-se de EOS (o amanhecer) filha dos titãs HIPÉRION e TÉIA? EOS casa-se com ASTREU e eles tornam-se os pais dos famosos “ventos de ânimos violentos”. São aqueles três que quase arruinaram a vida do herói ODISSEU. O relato de Homero sobre esse episódio, na Odisséia, supera o suspense de qualquer Alfred Hitchcock da vida. São altas rajadas de suspense e aflição. Pobre Odisseu. Foi nocauteado pelos ventos ZÉFIRO, BÓREAS e NOTOS que retardaram sua volta à terra natal. Ventos impiedosos.

O segundo filho de CRIOS e EURÍBIA, PALAS, casa-se com ESTIGE. A poderosa ESTIGE. Espécie de persona não grata no Olimpo. Isso mesmo, os olimpianos a odiavam. Aliás, ESTIGE era filha de titã mas conseguiu status de olimpiana. ZEUS a concedeu poderes soberanos. Tão soberanos a ponto dela poder punir severamente qualquer deus que cometesse o erro de mentir, trapacear, ou seja, de sair da linha.

Percebeu que a casta de CRIOS e EURÍBIA sempre toca na tecla da punição? Mas nessa família, são os ventos que me chamam a atenção. Os ventos renovam, refrescam, ventilam. E por falar em ventos, inevitavelmente lembrei do Fenômeno, que foi levado embora do Timão e do Futebol Brasileiro. Espero que ZÉFIRO, o mais gentil dos ventos, saiba conduzi-lo muito bem nessa nova jornada.




5 comentários:

  1. Sarinhah,
    Amo os ventos! Acho eles fascinantes e os titãs também! Eu já tinha ouvido falar de Crios, mas não sabia direito quem era ou o que fazia.. Mas agora, ja esclareci minhas duvidas!
    Amei o post!

    ResponderExcluir
  2. Sempre quis saber mais sobre Zéfiro e os outros “ventos de ânimos violentos”, agora sei!
    A Mitologia Grega sempre encantou e continua encantando a todos nós, como foi bem mostrado no post do Carnaval. Amo a Mitologia Grega e estou amando o seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Também estava na dúvida, mas ela já foi bem esclarecida, adorei!
    http://nothing-sweet-about-me.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Querida parabéns pelo blog. Esclarecedor e inspirador.
    Aproveito para compartilhar uma situação. Estava conversando com amigas que me disseram assim, meio na brincadeira, mas falavam sério. Vamos ser intelectuais?
    E eu disse: como?
    Vamos ler mais, a partir de hoje cada uma lê um livro e falaremos sobre ele.
    Achei a idéia um tanto inusitada, até para situação descontraída que estávamos, mas, aderi.
    Não comecei a ler nenhum livro ainda desde que a proposta foi feita a dois dias atrás, mas acho que você me deu uma boa dica de por onde começar.


    Acho que os bons "ventos" que me trouxeram ao seu blog me inpiraram ainda mais.

    Um beijão

    ResponderExcluir