sábado, 2 de outubro de 2010

ÉREBO – O Deus da Escuridão


Não gosto de escuridão. Gosto de entender. Gosto de lucidez. Escuridão é não ver, não compreender. Mas isso não significa que eu não goste de ÉREBO. Nada de julgamentos. O ÉREBO é filho do Caos, assim como a NOITE, sua irmã, que depois tornou-se sua esposa.

O Érebo foi punido. Zeus o jogou direto no Tártaro porque ele tentou ajudar os Titãs na guerra contra o todo-poderoso. O Érebo, portanto, nem pôde pegar carona na evolução dos seus filhos, Éter e Hemera. Eles trouxeram a claridade para o mundo. A escuridão é contra a evolução. A escuridão paralisa. Que péssimo.

Tem partido hoje em dia que quer que a imprensa vá para o Érebo. Eles querem a lei da mordaça. Amordaçar? Cala a boca já morreu! Esqueceram de contar isso pra eles. O lugar de morto é mesmo no Érebo. Fica lá Cala-a-boca!

O Érebo, quando caiu no Tártaro, acabou dando o seu nome à primeira região do mundo dos mortos. Triste Érebo. Pelo menos a mitologia não o amordaçou. Na escuridão do Hades (o mundo dos mortos) o Érebo pode falar o que quiser. Lá existe democracia.



Início da Evolução: ÉTER e HEMERA
FILHOS DE ÉREBO

Esse é ÉTER, a LUZ celestial. E essa é HEMERA, o DIA (à direita). O dia na mitologia é feminino. Poxa... os filhos de ÉREBO e NOITE eram lindos. Uma graça. 

Esses meninos tiraram o mundo da escuridão, percebe? Trouxeram a claridade. A luz, o dia. Que grande mudança do universo nesse momento. A desordem e o vazio do Caos, e, a tristeza do Érebo e da Noite, ganharam luz! Época de clareza. Isso eu adoro.





11 comentários:

  1. O incrivel é que filhos de morte viram vida.Filhos de Trevas viram Luz.
    A mitologia Grega é realmente impressionante.

    ResponderExcluir
  2. Querida Sarah,

    Sou um grande apreciador da mitologia grega, época em que os deuses dominavam o nosso planeta.
    Meus parabéns pela sua matéria! Adorei conhecer a história de Érebo e seus filhos.
    Agradeço pela visita em minha coluna.
    Tenha uma ótima semana!

    Beijos

    @fabiofloresta

    ResponderExcluir
  3. Olá Sarah, sou o @glaucosm do twitter... ainda não entendi o porque de você ter me criticado sobre a lei da mordaça... rs... bem, estou vislumbrado com seu blog, não conheço tão a fundo o mundo da mitologia grega, mas é um assunto que me chama muita atenção e disperta em mim uma cede de conhecimento...rs... eu também administro um blog, é um pouco diferente do seu, inclusive não faço postagens a um bom tempo... e os utimos textos não estão muito no enfoque inicial que eu pretendia com o blog... da uma passadinha lá http://http://sraspas.blogspot.com/
    Estou te seguindo aqui também... forte abraço!

    ResponderExcluir
  4. Nem vou falar mal do meu consorte neh... rsrsrsrs
    Sarinha, o blog tá cada vez melhor, obrigada por sempre nos deixar informados sobre a mitologia grega que é tão fascinante.
    Uma dica, queria ver as ninfas por aki tbm.
    Deixei um post lá na comu sobre como os sátiros aparecem na Bíblia Sagrada, dá uma espiadinha. Isso pode render uma boa matéria pro blog!!!
    Bjoks minha amiga.

    ResponderExcluir
  5. Oi Sarah! Estou passando para ler as novidades. :) Agora que o meu blog está mais movimentado, estou montando parceria com os autores para ajudar a divulgar as suas obras através de resenhas, promoções, etc. Se precisares de um blog parceiro, conta comigo! Pois, adoro o que você escreve e seria um prazer divulgar suas obras! Bjsss!

    ResponderExcluir
  6. Não tinha visto sobre o Império dos Deuses Olimpianos!
    Na verdade a mitologia grega é mais complexa e profunda do que vemos e realmente sabemos né?
    A cada livro, a cada notícias, aparecem personagens que (eu, pelo menos) nunca tínhamos ouvido ou lido a respeito ou quando são distorcidas!

    Enfim, muito legal!!!

    xoxo

    ResponderExcluir
  7. já fui muito fascinada por mitologia... mas abandonei um pouco minhas leituras sobre o tema de uns tempos pra cá...

    nossa, gostei muito da temática do blog! contem com os amigos do @Zumblorg!

    ResponderExcluir
  8. Sarah, agradeço o elogio. Como estou no começo incentivo é sempre ótimo. Continue me acompanhando, será uma honra! Li esse post e adorei, amo mitologia. Sempre soube que o dia vinha da noite! rsrs Excelente blog. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Preciosos estes esclarecimentos,valiosas tais colocações,parabéns,Sarah!! Há um ótimo livro espírita,intitulado O Sétimo Selo,autor espiritual Irmão Virgílio,médium psicógrafo, Antônio Demarchi,um livro que nos conduz a muitas reflexões,bem mais do que qualquer tipo de apavoramento - livro este no qual são apresentados dois Seres,potentados das Trevas,Polifemo e Érebo. Colocando-se pré-julgamentos e preconceitos de lado,os pronunciamentos de ambos,nas regiões hiperfísicas tenebrosas - nas faixas vibratórias do astral de sombras e trevas - tais pronunciamentos expressam imensa inteligência,percuciência e lucidez mesmo admiráveis,só que a serviço do mal. Porém,diante da Evolução ontológica e incomensurável,todo mal é relativo,passa mesmo,triunfando o Bem Absoluto,a Ordem,enfim,as prerrogativas da Lei e da Justiça perfeitas e onímodas de Deus,assim entendo eu.Busquemos,conforme nosso nível consciencial,a ortoconexão,a sintonia correta com o que/com quem realmente nos afinamos. Recomendo,aqui na web,excelente leitura,acessem psicografia Vida Eternamente Viva. Saudações respeitosas e kosmocordiais!!!

    ResponderExcluir
  10. Érebo só teve essas duas filhas ou teve mais alem dessas ai

    ResponderExcluir