domingo, 6 de fevereiro de 2011

Série 12 TITÃS

CRONOS & RÉIA


Hesíodo relata que RÉIA, “submetida” a CRONOS, pariu “filhos brilhantes”. Óbvio. RÉIA pariu parte dos olimpianos. Soberanos deuses do Olimpo. Vale pontuar, mais uma vez, que CRONOS e RÉIA é o terceiro casal de TITÃS que repete a fórmula dos irmãos que se casam.
   
Os primeiros olimpianos, portanto, filhos de CRONOS e RÉIA são: HÉSTIA (deusa do fogo sagrado), DEMÉTER (deusa da agricultura), HERA (a maior das deusas), o forte HADES (deus do submundo), POSEIDON (o treme-terra) e o sábio ZEUS, o pai dos deuses e dos homens.
   
CRONOS, o de “curvo pensar” (estilo avestruz!), foi um pai devorador de filhos. Mas por que um pai engoliria seus próprios filhos? Porque CRONOS foi um rei assustadoramente mesquinho. Foi sucessor do seu pai URANO em circunstâncias peculiares – ele próprio o castrou com uma foice. E assim, não queria que nenhum de seus filhos fizesse o mesmo: usurpasse o seu trono. E então os devorava. Com os quatro primeiros, ele conseguiu manter a estratégia. Obrigou RÉIA a entregar-lhe HÉSTIA, DEMÉTER, HERA e POSEIDON. Contudo, antes de parir ZEUS, RÉIA tramou. E, ao invés de entregar ZEUS, recém-nascido, a CRONOS, entregou-lhe uma pedra em seu lugar. Veja a cena retratada acima. A avestruz avarenta imediatamente apanhou a pedra embrulhada em cueiros e engoliu. (Gente, que suco gástrico potente era esse?). No fim das contas pagou por tudo isso sendo preso nos confins do Tártaro.
     
E Brasília? Está cheia de devoradores. Usam artifícios como impostos, salários agigantados, jetons, e devoram o nosso dinheiro. Até poupança eles já devoraram. Difícil mesmo é mandá-los para prisão.  Na mitologia a justiça acontece. No Brasil não.



9 comentários:

  1. Sarinhah,

    Acho que Urano e Cronos são os seres mais sem sentimento da mitologia viu... Mas eles representam grande parte da humanidade hoje, afinal, hoje em dia a maioria das pessoas são "devoradoras" umas das outras.. Não medem esforços de machucarem, ferirem e prejudicarem uns aos outros só pra conseguir o que querem...
    Mas tbm tem Réia que representa a bondade, sempre submissa e em minoria, mas que sempre prevalece..
    Adorei o post, ótimo, como todos os outros

    ResponderExcluir
  2. [i]Adoro sempre os seus posts,flor!
    Amo mitologia,ainda não entendo muito,mas você ajuda cada vez mais com isso!
    Parabéns e continue brindando-nos com o néctar do conhecimento!

    ResponderExcluir
  3. Adoro seus igualmente só uns detalhizinhos, que mudam quando a história é contada frequentemente por exemplo: O primeiro Olimpiano, na verdade foi Afrodite, a Deusa da Beleza e do Amor que nasceu do pênis de Urano quando seu bom filho Cronos o castrou. Não estou atirando pedra em ninguém blz? Só dando alguns outros detalhes à história.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sarinha!
    Veio em meio deste comentário mostrar a campanha que fiz a minha mãe, Nessie!

    http://odestinodoamor.blogspot.com/2011/02/campanha-nessie-publique-seus-livros.html

    Vamos ajudar, não é mesmo?
    Obrigada!
    Bjoks!

    ResponderExcluir
  5. Lição aprendida: Não como seus filhos. Se um deles sobreviver ele volta para se vingar e além de te mandar para o quinto dos infernos ele arranca o seu...Hã...Bom, pelo menos depois de isso acontecer surgiu Afrodite né...

    ResponderExcluir
  6. Que legal seu texto! super interessante. (:

    ResponderExcluir
  7. Obrigado por seguir o HBC HD, pois já estamos te seguindo. Não deixe de nos visitar. Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Olá,querida Sarah(nome de uma prima minha,hehe)são os seus olhos,aceito sim,ja te seguindo,ok?,vc desenha?pois tem tipo uma revista no topo do lado/barra direita?!outro abç,bjs!:D

    http://blogdoxandro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Ah,já percebir que es um livro seu...legal,o tema...quando olhei seu blog lembrei do desenho animado/filme: Hercules..da Disney,que adoro,hehehe e vc é de salvador,eu também..mais atualmente estou morrando no interior...cidade estas muito violênta,acho!;)

    ResponderExcluir